Psicologia das Cores


Diferentes cores, diferentes emoções

 
Independentemente da solução que esteja a considerar implementar na sua empresa, a influência das cores terá uma "palavra" a dizer. Caso pretenda uma decoração de montra capaz de obter o melhor resultado para a sua empresa, bem como um totem publicidade capaz de cativar mais clientes, assim como dúvidas na escolha da melhor luz para reclamos luminosos de acordo com o seu negócio, não permita que o seu gosto pessoal interfira! Já para a decoração de lojas e escritórios, embora com as mesmas bases, as abordagens são distintas, sabendo que existem objetivos diferentes.

A sua cor favorita, pode causar uma influência negativa, despertando emoções desfavoráveis a produtos e serviços que a sua empresa presta. O conhecimento da influência das cores pode e deve ser tomado em conta para retirar o máximo proveito da psicologia das cores quando considerando as diferentes soluções de comunicação da sua empresa: decoração de montras em vinil, bem como a decoração de escritórios e espaços interiores.

Caso ainda não tenha uma paleta cromática definida, desafie a equipa de projetos de design da Effect. Com uma vasta experiência de mercado, são exímios conhecedores da psicologia das cores e entendem de que forma pode promover o seu negócio, retirando proveito de conhecimentos profundos sobre as cores e a forma como afetam o Ser Humano.

 


Antes de entrarmos em detalhes concretos e conceitos profundos, do que verdadeiramente é a psicologia das cores e a forma como está associado à decoração de espaços, abordamos um ponto extremamente importante, associado à forma como interpretamos os elementos: a hierarquia de perceção visual.

Por exemplo, para uma decoração de montras capaz de captar a atenção de qualquer pessoa, mesmo as “mais desatentas”, há certos elementos que deve ter em consideração, tais como: tamanho, proximidade, contraste, alinhamento e espaçamento. Já para a decoração de escritórios e espaços interiores, embora na mesma base, importa a envolvência com a marca, reforçar uma imagem positiva sobre elementos associados aos seus produtos e serviços, bem como melhorar o ambiente de trabalho para os seus colaboradores.

A consideração e aplicação destes elementos resultará numa decoração apelativa, adaptada ao meio a que será sujeita.

 
 


A Influência das cores no seu negócio 

 
A cor, subconscientemente, desperta sensações e emoções no ser humano de forma não invasiva. É muito comum encontrarmos cadeias de restauração com tons amarelos, vermelhos e laranjas. Também é bastante comum encontrarmos seguradoras e serviços relacionados com medicina em tons verdes e azuis. Haverá algum motivo? Talvez….

É fundamental saber que as grandes marcas há décadas que têm em conta a influência das cores, despendendo autênticas fortunas para perceber de que forma se podem auxiliar destas para impulsionar o negócio, garantindo os melhores resultados para a marca.

   


Tomando como exemplo a decoração de montras com vinil, quando selecionamos os elementos e cores a utilizar, como já havíamos referido, é comum em alguns clientes a insistênica em optar pelas suas cores favoritas ou tomarem a política do “eu acho que”, que pode ser prejudicial para o negócio.

Focados no sucesso do seu negócio como objetivo principal, a Effect recomenda que a decisão seja tomada com fundamento. Conheça a interpretação das cores, e auxilie a sua decisão.


 
 
 


Com certeza já ouviu dizer que “uma imagem vale mais que 1000 palavras” e em decoração de montras podemos confirmar a sua aplicabilidade. Não obstante, nesta situação, a exposição de uma imagem em decoração de escritórios e espaços interiores tem exatamente a mesma interpretação, embora com objetivos diferentes.
 


Considerando a comunicação exterior, como é caso uma decoração de montras com vinil, totem publicitário, bem como letras monobloco e até mesmo num contexto diferente o toldo publicitário, é fundamental captar a atenção dos seus potenciais clientes. A decoração de lojas e escritórios  tem o objetivo de tornar o espaço profissional, agradável e apelativo.

Estudos recentes, indicam que a perceção humana dá uma clara preferência ao contexto visual do que a todos os restantes elementos. Como tal, as cores representam um papel crucial para garantir que a mensagem e valores expostos na sua decoração de montras em vinil são recebidos e percebidos, da melhor forma possível!

 
 
Conheça a influência das cores, bem como as emoções e sentimentos que cada cor subconscientemente transmite, tomando conhecimento das suas vantagens e benefícios, adaptando da melhor ao seu negócio, garantindo que transmite corretamente os valores com que a sua marca se identifica.

 




Cor que passa uma sensação de “calor” a quem a observa. Associação ao Sol;
Cor relacionada com riqueza, alegria e clareza, esta cor revela também honra e lealdade;
Sendo considerada uma cor acolhedora, transmite também uma sensação de otimismo;
Relacionada com o apetite;
Cor vibrante associada a uma chamada de atenção. Daí vermos esta cor tão presente em sinalética!
 



O preto está ligado a elegância, modernidade, força, poder e autoridade;
Trata-se de uma cor que funciona extremamente bem como fundo, pois é facilmente contrastada com cores claras;
Embora associado ao luto, o preto tem também diversas conotações positivas.
 



O Azul está ligado a sensações de segurança, intelecto tranquilidade e estabilidade;
Transmite sentimento de calma;
Diminui o apetite;
 Aumenta a produtividade, mantendo um aspeto profissional!
 



Associação direta a paz;
Transmite um sentimento de harmonia, pureza, suavidade, calma e limpeza;
Possibilita destacar e reforçar elementos da sua marca.
 



Cor associada à natureza, crescimento, responsabilidade e confiança;
Ecologia e negócios que pretendem transmitir uma responsabilidade social;
Esta cor conta apenas com conotações positivas seja qual for o tom;
Trata-se de uma cor associada a dinheiro, vida e esperança!
 



O laranja é uma cor associada a aumento de apetite e a boa energia;
Cor alegre, confiante, criativa, otimista e amigável;
Confere emoções positivas;
Cor de destaque! É difícil não chamar a atenção, contrastando com qualquer tom!
 
 

A Effect conta com designers com um vasto conhecimento da Psicologia das cores e a sua influênica, que estarão mais do que preparados para dar o seu contributo com o intuito de adaptar à realidade do seu negócio. Conte com os nossos profissionais para criarem uma decoração de montras capaz de atrair os mais desatentos, como de criar ambientes profissionais e cativantes para escritórios e espaços interiores.

Partilhar

Outros Artigos
Preço Decoração de Montras

A definição do preço associado a decoração de montras, está dependente da análise de uma série de fatores. Por isso, todas as abordagens da Effe...

Precisa de ajuda?
Contacte com os nossos profissionais!